Compositor, arranjador e multi-instrumentista virtuoso, o pernambucano Moacir Santos ganhou reconhecimento internacional pela sofisticação harmônica e originalidade de sua música, extraída de matrizes tão diversas como os ritmos afro-brasileiros, o jazz, o choro e os sons do sertão nordestino. Admiradora incondicional e biografa do maestro, a respeitada flautista carioca Andrea Ernest Dias mantém viva a memória e o legado do artista através do livro Moacir Santos, ou os caminhos de um músico brasileiro e com o Festival Moacir Santos, que este ano prevê conversas, música, lançamentos e palco aberto virtual para mostra de vídeos no canal do Youtube do festival.

Cartum de Reinaldo Figueiredo.

O Festival Moacir Santos Edição Especial 2020 aconteceu entre os dias 19 e 26 de julho, semana em que se comemora o aniversário do artista, com transmissão ao vivo pelo Youtube e Facebook. O evento reuniu músicos e estudiosos consagrados do Brasil e dos Estados Unidos como Nei Lopes, Letieres Leite, Carlos Negreiros, Zé Nogueira, Mario Adnet, Paul Samara Líbano, Lucas Bonetti, Quartabê, Sergio Gaia, Alexandre Rodrigues, Paul Smith, Salgado Maranhão, Chico Batera, Lula Galvão, Marcos Nimrichter e Lourenço Vasconcellos, que ocuparão o palco virtual do festival para reverenciar a genialidade do compositor de Coisas.

Ficha técnica

Curadoria: Andrea Ernest Dias
Coordenação da transmissão pela web: Lucas Bonetti
Design: Felipe Taborda
Redes sociais: Daniel Lôbo e Lucas Bonetti
Assessoria de imprensa: Maria Fernanda Macedo

A Edição Especial do Festival Moacir Santos contou com participações de músicos do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife e Califórnia/EUA